terça-feira, 28 de junho de 2011

Flores nos Buracos do "Prefeito Nota 10"

MOVIMENTO FORA KASSAB, VOLTA MARTA!!!


O Prefeito playmobil Gilberto Kassab se deu nota 10 pela sua administração a frente da prefeitura de São Paulo. "Eu dou 10 pelo nosso esforço e pela vontade de acertar", disse o prefeito, durante sabatina promovida pelo jornal Folha de S.Paulo. Será que a população de São Paulo da nota 10 para o preço da passagem de ônibus, pelas enchentes que como um tsunami tirou a vida de muitos paulistanos, pelo estado de doença que esta a saúde publica na capital e por tudo que se fez e que se deixou de fazer nessa administração? Com certeza não!
Nota 10 mesmo é para aquelas pessoas que com muita criatividade conseguem livrar a cidade de problemas que nem esse prefeito “nota 10” conseguiu. É o caso da Artista Plástica Andressa Fragoli, de 32 anos, que teve a idéia de unir arte, protesto e alerta aos motoristas colocando um pouco de "delicadeza" no cenário de São Paulo. A maneira encontrada para fazer a “prestação de serviço”, como ela diz, foi pintar flores no asfalto.
Para fazer sua "plantação", ela usa sprays com tintas coloridas. O "nascimento" das plantinhas dura de cinco a dez minutos. O R7 acompanhou de perto o "plantio" de duas dessas flores, no último dia 16, na rua Benedito Passos, na Vila Matilde, zona leste de São Paulo.
Moradora do bairro, a artista foi professora das redes pública e particular de ensino por dez anos antes de se formar em artes plásticas pela Escola Panamericana. Ela conta que sempre se incomodou com o estado de conservação das ruas da cidade, principalmente na periferia.
- Por aqui, o asfalto é pior porque não é cartão-postal. Você vai até a avenida Paulista e não vê buraco. É tudo liso. Essa maneira de mudar a demografia da cidade é reflexo do 'jeitinho brasileiro' de levar as coisas.
Em suas intervenções, Andressa diz que só foi abordada uma vez por agentes da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), mas não foi multada.
- Eu estava na avenida 23 de Maio, à noite, quando um marronzinho veio conversar comigo e com o meu marido, que me acompanhava. Disse que eu não podia fazer a intervenção, mas nem ele sabia se eu estava cometendo uma infração ou não.
Durante a criação das flores que foi acompanhada pelo R7, a artista teve de desviar de pelo menos dez carros e cinco motos. Todos os condutores espicharam o pescoço para ver do que se tratava.
Os pedestres, por sua vez, paravam e perguntavam o porquê das gravuras no chão da rua. Uma senhora, que passou rapidamente pela calçada, perguntou: “todo lugar que tem buraco você faz florzinha, filha? Tadinha! Tem muitos por aí. Me dá uma?”

Já a dona de casa Eliana Caparelli da Silva, que mora na rua Engenheiro de Carvalho, já conhecia o trabalho de Andressa.
- Acho legal a ideia, é interessante. É bom porque chama a atenção dos motoristas.
De acordo com a CET, quando há buracos nas vias, o órgão coloca um cavalete no local para alertar os motoristas e motociclistas do problema na via. Após a medida, a subprefeitura da região é acionada para tapar o buraco.
A companhia de tráfego ainda diz que sinalizações na via – como faixas e comunicados -, que não sejam feitas pelo órgão responsável de trânsito, são consideradas clandestinas e passíveis de multa, segundo determinação do Código de Trânsito Brasileiro. No entanto, a CET não afirmou o valor da multa para essa infração e nem confirmou se as flores de Andressa são uma infração.

Questionada pelo R7, a Secretaria de Coordenação de Subprefeituras não soube informar quantos buracos existem na cidade atualmente.
Nito Costa.

Veja o Video:

Nenhum comentário:

Postar um comentário