terça-feira, 28 de junho de 2011

Flores nos Buracos do "Prefeito Nota 10"

MOVIMENTO FORA KASSAB, VOLTA MARTA!!!


O Prefeito playmobil Gilberto Kassab se deu nota 10 pela sua administração a frente da prefeitura de São Paulo. "Eu dou 10 pelo nosso esforço e pela vontade de acertar", disse o prefeito, durante sabatina promovida pelo jornal Folha de S.Paulo. Será que a população de São Paulo da nota 10 para o preço da passagem de ônibus, pelas enchentes que como um tsunami tirou a vida de muitos paulistanos, pelo estado de doença que esta a saúde publica na capital e por tudo que se fez e que se deixou de fazer nessa administração? Com certeza não!
Nota 10 mesmo é para aquelas pessoas que com muita criatividade conseguem livrar a cidade de problemas que nem esse prefeito “nota 10” conseguiu. É o caso da Artista Plástica Andressa Fragoli, de 32 anos, que teve a idéia de unir arte, protesto e alerta aos motoristas colocando um pouco de "delicadeza" no cenário de São Paulo. A maneira encontrada para fazer a “prestação de serviço”, como ela diz, foi pintar flores no asfalto.
Para fazer sua "plantação", ela usa sprays com tintas coloridas. O "nascimento" das plantinhas dura de cinco a dez minutos. O R7 acompanhou de perto o "plantio" de duas dessas flores, no último dia 16, na rua Benedito Passos, na Vila Matilde, zona leste de São Paulo.
Moradora do bairro, a artista foi professora das redes pública e particular de ensino por dez anos antes de se formar em artes plásticas pela Escola Panamericana. Ela conta que sempre se incomodou com o estado de conservação das ruas da cidade, principalmente na periferia.
- Por aqui, o asfalto é pior porque não é cartão-postal. Você vai até a avenida Paulista e não vê buraco. É tudo liso. Essa maneira de mudar a demografia da cidade é reflexo do 'jeitinho brasileiro' de levar as coisas.
Em suas intervenções, Andressa diz que só foi abordada uma vez por agentes da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), mas não foi multada.
- Eu estava na avenida 23 de Maio, à noite, quando um marronzinho veio conversar comigo e com o meu marido, que me acompanhava. Disse que eu não podia fazer a intervenção, mas nem ele sabia se eu estava cometendo uma infração ou não.
Durante a criação das flores que foi acompanhada pelo R7, a artista teve de desviar de pelo menos dez carros e cinco motos. Todos os condutores espicharam o pescoço para ver do que se tratava.
Os pedestres, por sua vez, paravam e perguntavam o porquê das gravuras no chão da rua. Uma senhora, que passou rapidamente pela calçada, perguntou: “todo lugar que tem buraco você faz florzinha, filha? Tadinha! Tem muitos por aí. Me dá uma?”

Já a dona de casa Eliana Caparelli da Silva, que mora na rua Engenheiro de Carvalho, já conhecia o trabalho de Andressa.
- Acho legal a ideia, é interessante. É bom porque chama a atenção dos motoristas.
De acordo com a CET, quando há buracos nas vias, o órgão coloca um cavalete no local para alertar os motoristas e motociclistas do problema na via. Após a medida, a subprefeitura da região é acionada para tapar o buraco.
A companhia de tráfego ainda diz que sinalizações na via – como faixas e comunicados -, que não sejam feitas pelo órgão responsável de trânsito, são consideradas clandestinas e passíveis de multa, segundo determinação do Código de Trânsito Brasileiro. No entanto, a CET não afirmou o valor da multa para essa infração e nem confirmou se as flores de Andressa são uma infração.

Questionada pelo R7, a Secretaria de Coordenação de Subprefeituras não soube informar quantos buracos existem na cidade atualmente.
Nito Costa.

Veja o Video:

quarta-feira, 22 de junho de 2011

SÉTIMA ARTE de Graça

Sessão gratuita do filme brasileiro Bicho de Sete Cabeças
No próximo sábado dia 25 de junho o JPT Sampa (Juventude do PT de São Paulo), fará a sua primeira sessão de cinema gratuito em Ermelino Matarazzo. O CINE CLUBE JPT já passou por outras regiões de São Paulo e chega a Ermelino com o filme Brasileiro BICHO DE SETE CABEÇAS. Em tempos de intenso debate social e político sobre a legalização da maconha o filme lançado em 2001 já mostrava a conseqüência de ser um usuário de maconha em uma sociedade totalmente desinformada.
O Filme mostra a vida de Neto (Rodrigo Santoro), um jovem de classe media baixa que leva uma vida comum até o dia em que o pai o interna em um manicômio depois de encontrar um cigarro de maconha em seu bolso. O fato é a gota d’água que deflagra a tragédia na família. Neto é um adolescente em busca de emoções e liberdade, com pequenas rebeldias incompreendidas pelo pai, como pichar muros e usar brincos. A falta de entendimento leva ao silencio na relação dentro de casa e o medo de perder o controle sobre o filho vira o amor do avesso. No manicômio, Neto conhece uma realidade absurda e desumana, onde os internos são devorados por um sistema corrupto e cruel. A linguagem de documentário utilizada pela diretora (Laís Bodanzky) empresta ao filme uma forte sensação de realidade, aumentando ainda mais o impacto das emoções vividas pelo protagonista.

Serviço

Data: 25 de junho de 2011
Horário: às 18h
Local: Rua Cinturão Verde, 471, Vila Nossa Senhora Aparecida
Valor: Entrada Gratuita
Informações:
Tel: 3215-1313
www.jptsampa.org.br

Veja trailer do filme Bicho de Sete Cabeças:

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Aberta inscrições para o PROUNI

Prazo vai até sexta-feira; é pré-requisito ter no mínimo nota 400 nas matérias do Enem

Começa nesta segunda-feira (20) o prazo para se inscrever no ProUni (Programa Universidade para Todos). Candidatos podem concorrer a bolsas e estudar de graça em universidades particulares por todo o país.
É preciso informar o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física) e um endereço de e-mail, além do número do desempenho na última edição do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). O prazo vai até sexta-feira (24).

É pré-requisito ter obtido no mínimo 400 pontos nas disciplinas do Enem - ciências da natureza, ciências humanas, linguagens e matemática.
Também é obrigatório não ter zerado na redação do exame para participar do ProUni. Quanto maior a pontuação, mais aumentam as chances de obter o benefício.

Candidatos devem comprovar ter baixa renda. São oferecidas bolsas integrais (de 100% da mensalidade nas universidades) para quem tem renda até R$ 817,50 (um salário e meio) por pessoa da família.

Quem quiser bolsa parcial, de 50% na mensalidade, deve provar ter renda familiar de até R$ 1.635 (três salários mínimos). Professores de escolas públicas podem concorrer às vagas de licenciatura normal ou pedagogia, destinadas à formação do magistério da educação básica.

Ao efetuar a inscrição, o candidato deve escolher a modalidade da bolsa e até três opções de universidades, cursos e turnos disponíveis conforme a sua renda.

Faça sua Inscrição: http://siteprouni.mec.gov.br/

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Orgulho de ser BRASILEIRO!

Quase 90% dos jovens têm orgulho
de ser brasileiros, revela pesquisa

 


Geração “sonhadora” quer “oportunidade para todos” e menos consumismo

Um estudo inédito divulgado nesta segunda-feira (13) em São Paulo mostra que 9 em cada 10 jovens, com idades entre 18 e 24 anos, têm orgulho em ser brasileiros. De acordo com o levantamento, que ouviu mais de 3.000 pessoas de 173 cidades do país, a geração atual é “sonhadora” – segundo avaliação de 34% dos entrevistados – e otimista em relação ao futuro do Brasil (75%).
A pesquisa Sonho Brasileiro, que levou mais de um ano para ser concluída, revela também que os jovens brasileiros querem transformar o mundo em um lugar melhor: 90% disseram querer exercer uma profissão que ajude a sociedade; 28% sonham com “oportunidades para todos”; 18% desejam menos violência; e 13% almejam o fim da corrupção.
Entretanto, diferentemente do que ocorria nos anos 1970 – quando o Brasil vivia a ditadura militar –, os jovens de hoje sabem que podem trabalhar por uma causa coletiva e buscar seus sonhos pessoais, como avalia Gabriel Milanez, pesquisador da Box1824 (agência especializada em mapear tendências de comportamento), que realizou o estudo em parceria com o instituto Datafolha.
- Hoje, 50% dos jovens brasileiros se conectam mais com discursos coletivos que individualistas. [...] Isso mostra que o jovem concorda que tem um papel de transformar a sociedade, ou seja, ele entende que o que é mais aceitável socialmente é ser mais ‘coletivo’.
Isso ajuda a entender porque apenas 5% dos jovens elegeram como prioridade “ficar rico”, e porque o sonho da casa própria está no topo da lista de somente 15%. Ao serem questionados sobre seus sonhos individuais, 55% dos entrevistados optaram pela educação e escolheram como prioridade “a formação profissional e emprego na área escolhida”.
Grana e carreira
O modo como os jovens encaram a carreira é um dos principais “pontos de conflito” em relação à geração dos pais deles, quando a estabilidade financeira estava no topo da lista de desejos. Isso não quer dizer, porém, que os brasileiros perderam o desejo de conquistar dinheiro, apenas mostra que coisas como “realização pessoal” e preocupação social ganharam maior importância, observa Milanez.
- Nós saímos de uma geração muito preocupada com sucesso, estabilidade, em ficar rico logo, etc. Mas, se for pensar no contexto do país, nós tínhamos uma instabilidade econômica muito forte, então havia a noção de que era necessário, antes de tudo, sobreviver. [...] A partir do momento em que nós temos uma economia mais estável, é possível pensar em outros objetivos.
Enquanto 34 % dos jovens classificam a geração atual como “sonhadora”, outros 31% a definiram como “consumista”. Neste sentido, 91% disseram acreditar que as pessoas consomem mais do que precisam e 9% têm medo de ganhar muito dinheiro e ficar infelizes.
A percepção sobre o Brasil também mudou. Para a geração atual, o Brasil já não é mais o “país do futuro”, e sim o país “do presente”. Em cinco anos, porém, os brasileiros viverão no “país da esperança”, como apostam 46% dos entrevistados.

TITULO: Nito Costa
TEXTO: Portal  R7 - http://noticias.r7.com/brasil/noticias/quase-90-dos-jovens-tem-orgulho-de-ser-brasileiros-revela-pesquisa-20110613.html

sexta-feira, 10 de junho de 2011

CASA de PETijolo

Minha PET, Minha Vida...

Enquanto muitos políticos fingem se preocuparem com o meio ambiente levando para votação idéias que levam ao fim da nossa histórica companheira do dia-a-dia a sacola plástica, dizendo estarem preocupados com o planeta, muitos brasileiros põem a mão na massa e fazem uma revolução na forma de reciclagem com reaproveitamento de garrafas PETs para a construção de moradias ecológicas. É o caso de Antônio Duarte, um brasileiro de Espírito Santo, RN, que usou aproximadamente 2.700 garrafas PETs para construir uma casa de 46 metros quadrados, com dois quartos, sala, cozinha e banheiro. Duarte pretende levar o modelo extremamente sustentável de residência para vários cantos do Brasil. As garrafas substituem os tijolos e conseguem entregar níveis de resistência à pressão maior que os tijolos de concreto. O custo total da obra, segundo Duarte, é de aproximadamente 8 mil. Um valor muito mais acessível do que as casas tradicionais. Além do custo, a casa de garrafa PET ainda colabora, e muito, com o meio ambiente, pois milhões de garrafas que levariam centenas de anos para se decompor, seriam reutilizadas de forma racional e não política.
NITO COSTA.
Slide tirado do blog : http://blog3.compra3.com.br/2010/09/17/sonho-da-casa-propria-construida-com-garrafas-pet/

sexta-feira, 3 de junho de 2011

TEATRO MÁGICO de Graça!

O Teatro Mágico se apresenta em Guarulhos

O Teatro Mágico foi formado em 2003, na cidade de Osasco, São Paulo, por Fernando Anitelli. O TM é um projeto que reúne elementos do circo, do teatro, da poesia, da música, da literatura, da política e do cancioneiro popular.

A banda estará no dia 05/06 em Guarulhos, no parque Transguarulhense para apresentação do seu segundo álbum: “O Segundo Ato“. Lançado em 2008 e segundo a banda conseguiu 90 mil downloads nas primeiras 48 horas da disponibilização do novo disco, que traz 19 faixas.

O show será realizado pela Secretária de Cultura de Guarulhos, em celebração ao “Dia Mundial do Meio Ambiente”.

Serviço

Data: 05 de junho de 2011
Horário: às 19h
Local: Parque Transguarulhense
Valor: Entrada Gratuita

Veja O Teatro Mágico tocando “Pena” ao vivo.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Verdade Engraçada

O vídeo abaixo revela uma reflexão verdadeira sobre motivação pessoal.  Com exemplos e palavras o palestrante Daniel Godri mostra que a verdade também pode ser engraçada.